terça-feira, 9 de julho de 2013

4 coisas para fazer ao visitar alguém

     Oi pessoal. Hoje gostaria de falar um pouco sobre modos no Japão. O que estarei postando aqui para vocês são coisas que aprendi na aula de boas maneiras da faculdade.
    Até mesmo muito dos japoneses, principalmente os mais jovens, desconhecem coisas que eram bem valorizadas pelos ancestrais japoneses. Os modos no Japão visam principalmente o respeito e compaixão ao próximo, gerando o bem-estar das pessoas ao redor. Existem inumeráveis regras para tudo que possa se imaginar e não acho que seja realmente uma necessidade cumprir todas, sendo que as regras foram criadas há muito tempo atrás conforme a vida das pessoas da época. Porém, acho muito interessante conhecer e tentar aplicar algumas no cotidiano. Tudo isso faz parte da esplêndida cultura japonesa e agir conforme a tradição é um meio de aproveitar para sentir o Japão de verdade.

   Aqui estão 4 coisas para fazer ao visitar alguém

    1.Homens: Antes de tirar o seu sapato vire de costas
Fazendo isso você arruma o calçado para facilitar na hora de ir embora e mantém organizado a entrada da casa da pessoa. 

    2.Mulheres: Suba de frente e arrume os seus calçados depois
Por que é diferente dos homens? Antigamente, como as mulheres usavam kimono (a vestimenta feminina tradicional do Japão) as mulheres não conseguiam subir de costas o degrau da entrada que costumava ser mais alto do que das casas construídas recentemente. 

    3.Não coloque o seu sapato no lugar mais alto da sapateira
Caso falem para você colocar o seu sapato na sapateira, lembre-se que no Japão até mesmo a sapateira é dividido em hierarquias. O lado esquerdo da prateleira mais alta indica o nível mais alto. Consequentemente o lado direito da prateleira mais baixa é o nível mais baixo. Evite colocar no primeiro, a não ser que queira mostrar que é você quem manda. Colocar no mais baixo também não é o ideal, porque dá trabalho para colocar e pode estar com poeira. 

    4.Tire o seu casaco na hora certa
Se você combinou com a pessoa tire o seu casaco antes de apertar a campainha. Caso não, espere a pessoa falar pra você entrar antes de tirar o casaco. Estar com o casaco tirado antes da pessoa te convidar para entrar, pode gerar um clima ruim se ela não quiser ou puder te receber.

  Essas são as coisas principais as quais podemos colocar em prática no nosso cotidiano. Não são coisas necessárias, mas podem inovar os nossos costumes e a nossa rotina. Espero que tenham gostado das dicas. Quem vai tentar segui-las?

- Obrigada pela leitura e ficaria agradecida com comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário