Dia 3 de Agosto, ao redor do rio Nagara - Gifu, ocorreu o 68° evento japonês de verão de fogos de artifícios, um tipo de Natsu matsuri - Festival japonês de verão. Foram lançados 30 mil fogos, com o tema "4 estações de Gifu".
Com 6 anos de Japão, fui pela primeira vez em um grande evento como esse. Comi o meu prato favorito de matsuri, que é じゃがばたー jyagabataa , batata cozida com manteiga. Enchi dois potinhos com a manteiga que era self-service, estava muito bom, recomendo.
Como começou a aglomeração das pessoas fui procurar o lugar que tinha reservado. Fotos do lugar quando cheguei e pouco antes de começar os fogos.
E encheu mais ainda quando começou a apresentação. Os fogos estavam todos lindos, mas o que mais me surpreendeu e garanto que a muitos dos presentes foram os fogos em homenagem as Cataratas do Iguaçu. Tirei um vídeo, mas como não sei editar vou postar inteiro.
Esses fogos em homenagem as Cataratas do Iguaçu tem como motivo a comemoração de 100 anos de imigração dos japoneses da província de Gifu ao Brasil. Com essa gravação e áudio ruim fica muito difícil de perceber, mas estava realmente lindo, tanto o tempo calculado dos fogos, quantidade e coloração. A música, não sei se conseguirão escutar, parece ser uma japonesa cantando palavras em português. O conjunto em geral estava realmente muito legal.
Vale lembrar que para ir nesses eventos, é importante ir com antecedência e garantir um lugar com vista boa e uma vaga de estacionamento. E para os meus leitores que estão no Brasil, espero que tenham conseguido sentir um pouquinho de como é estar em um Natsu matsuri - Festival japonês de verão. Bom, é isso aí pessoal. Agradeço a compreensão de todos com a minha ausência no Blog e aguardo comentários. Até mais!